5 erros que você não pode cometer na hora de alugar um imóvel

A mudança nunca é fácil. Alguns anseiam por ela, já outros se desesperam apenas de ouvir falar. Todavia, a mudança é algo inevitável na vida da gente e estar preparado para ela pode ser a maneira mais fácil de evitar dores de cabeça.

Do mesmo jeito, ao encontrar um imóvel aparentemente perfeito para se alugar, é preciso levar em consideração diversos aspectos para não acabar caindo em uma cilada. O primeiro, obviamente, é não ceder ao instinto, ou seja, não investir o seu dinheiro logo de cara.

Entretanto, esse é só um dos aspectos que precisa ser levado em conta. Se você deseja saber quais são os outros, fique conosco e confira a seguir, os 5 erros que você não pode cometer na hora de alugar um imóvel. Acompanhe!

1. Negociar sem o auxílio de um especialista

Por mais que em alguns casos seja difícil, é sempre recomendável o auxílio de um profissional na negociação de qualquer contrato.

É esse profissional que está preparado para passar por cima de todas as armadilhas, percebendo nuances que qualquer pessoa desacostumada com a burocracia dificilmente perceberia.

Por mais que a economia fale mais alto, dispensar um profissional pode ser significar mais prejuízos financeiros do que a sua contratação.

2. Não ler o contrato

Entre os erros mais comuns de quem está alugando um imóvel, não ler o contrato pode ser a pior deles. Ainda mais em um momento tão crucial da vida.

Por mais que a emoção da mudança e dos novos ares possa induzir que se acelerem alguns processos, o melhor a se fazer é ouvir a razão, acalmar o coração e prestar atenção em todo e cada detalhe do contrato.

Basta apenas lembra que são nas linhas de um contrato que toda a arrecadação de taxas e impostos, além dos modos de cobrança, estão estipuladas. É muito melhor ler do que se surpreender, negativamente, depois.

3. Não pesquisar a vizinhança

O imóvel pode ser perfeito, e o preço o mais sedutor possível. Todavia, se o entorno for precário, sofrendo com a falta de segurança e de infraestrutura comercial e médica, de que adianta os benefícios citados?

Dessa forma, a pesquisa de campo se torna indispensável para quem está para alugar um novo imóvel.

4. Não realizar um check-up no imóvel

Quando você está se mudando para uma casa nova, você precisa saber se está tudo em ordem. Seja sua rede elétrica, seu encanamento, sua rede de água e esgoto, seus tubos de gás, não importa, é preciso examinar cada pormenor antes de fechar o negócio.

Você pode realizar essa checagem com a ajuda da própria imobiliária ou, novamente, com o auxílio de um profissional experiente.

5. Alugar sem contrato

Mais arriscado do que alugar sem ler o contrato é alugar sem contrato. Se algum dia foi possível confiar apenas na palavra de seu semelhante, hoje já não é mais.

São tantos os problemas que uma ação desse tipo pode ocasionar que fica quase impossível listá-los. Para convencê-lo, basta apenas que se diga que é o contrato que fornece todo suporte jurídico a negociação. Pois, sem ele, ninguém poderá dizer que a casa está realmente sob sua tutela.

Gostou de saber quais os 5 erros que você não pode cometer na hora de alugar um imóvel? Então, entre em nosso site e descubra muito mais. De quebra, você ainda pode entrar em contato com a gente via e-mail, telefone, chat ou WhatsApp. Seja qual for a plataforma, nós atendemos você!