Assinatura Eletrônica

Quanto tempo eu tenho para analisar o contrato digital e assiná-lo?
O tempo que você achar bom, não queremos te pressionar. Sugerimos apenas que você não se demore muito, pois esse mercado é super dinâmico e os imóveis são alugados rapidamente. Achamos que até dois dias pode ser um tempo adequado. Não queremos que você perca o negócio!


Por que usar assinatura eletrônica no contrato?
A Cristina Milanez Imóveis utiliza assinatura eletrônica em seus contratos para agilizar o processo de locação do imóvel. Assim, o locatário consegue se mudar mais rapidamente e o locador não fica com o imóvel parado gerando despesas. Acabamos com aquele vai-e-vem de papel que durava semanas. Conseguimos agora fechar o negócio em dias.


Como é feito o "reconhecimento de firma" da assinatura eletrônica?
Após assinar um contrato, geralmente temos que fazer o chamado “reconhecimento da firma” em cartório, que tem como objetivo atestar que a assinatura feita no documento foi de fato realizada por quem diz ser o assinante.

No caso da assinatura eletrônica, acontece a mesma coisa, mas sem deslocamentos. A Cristina Milanez Imóveis exige uma documentação capaz de confirmar a autoria da assinatura. Usamos a forma padrão de autenticação da DocuSign e mantemos um acervo probatório de ambas as partes. Lançamos mão de senhas e Token (chave de segurança), por exemplo. E o contrato assinado fica armazenado pelo prazo de vigência do mesmo.

A empresa certificadora que contratamos na Cristina Milanez Imóveis, a DocuSign, é líder mundial em sistema de assinaturas eletrônicas e possui o ISO 27001-2013. Para se ter uma ideia, o método de segurança deles é praticado pelos maiores bancos mundiais.


Quanto tempo demora para fazer um contrato de locação com assinatura eletrônica?
Se o locatário tiver disponibilidade e um computador ou celular conectado à Internet, dá para fazer no mesmo dia. Vale ressaltar que pode estar em qualquer lugar do planeta.


Posso contestar o contrato depois de ter assinado eletronicamente?
Não. Os pontos devem ser negociados antes do contrato ir para a assinatura. Para a segurança de ambas as partes, o contrato assinado eletronicamente será armazenado pelo prazo de vigência do mesmo, sem sofrer ajustes, garantindo assim a autenticação de autoria e sua integridade.


Preciso baixar algum programa ou ter um certificado digital para usar a assinatura eletrônica?
Não. Você precisa apenas de um e-mail válido. O resto a gente cuida. Nossa missão é facilitar e simplificar o processo de locação.


Tenho que pagar alguma coisa pela assinatura eletrônica?
Não. Nada é cobrado. Nossa missão é facilitar e simplificar o processo de locação.


O aditivo e o laudo de vistoria são assinados eletronicamente?
Sim, o aditivo e o laudo de vistoria são assinados eletronicamente. 


A assinatura eletrônica no contrato de locação é juridicamente válida?
Sim!

Primeiro, a regra geral sobre contratos prevê que o negócio pode ser fechado tanto na forma de papel (“versão manuscrita”) como de forma digital (assinatura eletrônica). Ou seja, a realização da assinatura eletrônica nos contratos que celebramos não encontra qualquer impedimento legal e é totalmente permitida.

Reiteramos: assinar de próprio punho não é uma exigência para a validade do Contrato de Locação e o de Administração da Locação.

Segundo, a assinatura eletrônica em nossos contratos está 100% em conformidade com várias leis, entre elas as leis federais ESIGN e UETA dos EUA e também, aqui no Brasil, com a Medida Provisória 2.200-2, Código Civil Brasileiro, Resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Além disso, tomamos medidas de segurança especiais para garantir de autenticidade e autoria dos contratos assinados pela Cristina Milanez Imóveis. Os nossos contratos têm etapas mais completas e densas de identificação de usuários em relação aos praticados pelo mercado.


Se a assinatura eletrônica é tão boa assim, por que as imobiliárias não oferecem isso?
Humm, boa pergunta! Não temos a menor ideia. O importante é que a Cristina Milanez Imóveis oferece esse serviço. E sem cobrar nada por isso.