Quer alugar seu apartamento em Vitória mas não sabe como fazer o cálculo do aluguel? Entenda aqui!

Então, você quer alugar o seu apartamento em Vitória, mas não sabe muito bem como calcular o valor do aluguel? Isso é uma preocupação muito válida. Afinal, você quer o maior valor de aluguel possível para ter o maior retorno, mas, ao mesmo tempo, não quer cobrar caro demais de modo que ninguém fique interessado. Para não passar por essa situação, vou te dar algumas dicas de como calcular o preço do aluguel do seu apartamento em Vitória. Confira!

Pesquise os valores base

Para não começar a calcular o valor do aluguel “às cegas”, uma primeira ótima dica é procurar alguns valores para usar como base.

Você pode fazer isso pesquisando por alguns apartamentos semelhantes na área, e verificar a média do que eles cobram. As imobiliárias da região também têm uma ótima referência dos preços que são cobrados pelo tipo de imóvel, de acordo com a área da cidade.

Aplicando os diferenciais do seu apartamento

Uma vez que seja conhecido o valor base, de acordo com o que é cobrado na região, você pode começar a aplicar os diferenciais do seu imóvel. Estas características podem elevar ou abaixar o preço, dependendo se forem positivas ou negativas.

Por exemplo, apartamentos com armários geralmente têm um preço de aluguel de 10% a 20% maior do que a opção sem armários, por já oferecer uma estrutura para o inquilino que, possivelmente, irá poupar um dinheiro com armários.

Além disso, a localização é um ponto fundamental na precificação de qualquer apartamento. Enquanto na sua pesquisa você encontrou apartamentos de uma região, quanto mais próximo está de algum ponto importante, maior é o preço. A UFES é um ótimo exemplo. Apartamentos que estão no mesmo bairro, mas a uma distância diferente da UFES, apresentam uma grande diferença de preço.

A UFES é apenas um exemplo, mas toda a rede de estrutura ao redor do imóvel é algo que pode agregar valor no preço.

idade do imóvel também é um fator de peso na precificação do mesmo. Quanto mais novo, maior tende a ser o preço, visto que os apartamentos mais recentes, geralmente, têm uma estrutura preparada para receber a fiação de TV a cabo e internet, por exemplo.

Além disso, os apartamentos mais antigos costumam demandar um maior custo para manutenção da rede hidráulica e elétrica, o que acaba afetando negativamente o preço.

Outro ponto de influência é a condição do apartamento. Qualquer problema que o apartamento tenha irá abaixar o preço, por isso, a não ser que você queira cobrar um pouco a menos, será preciso fazer alguma obra no local.

Por fim, existem as características únicas do apartamento, como o seu tamanho e até mesmo o seu andar. Apartamentos maiores permitem um aluguel mais caro, evidentemente, assim como apartamentos em andares mais altos e que recebam grande parte do sol pela manhã. Não existe nada de intrinsecamente mais valioso nessas duas últimas características, mas é algo que o mercado valoriza, podendo ajudar a elevar o preço do seu apartamento.

Com essas dicas, você pode fazer o cálculo do aluguel do seu apartamento em Vitória da maneira ideal, garantindo o melhor retorno e evitando que o mesmo fique parado. Quer conferir mais dicas ou contar com o apoio profissional para alugar seu apartamento? Então entre em contato por telefone, e-mail, WhatsApp ou chat para que eu possa te ajudar!

Lorenzo Milanez
(27) 3026-2121
lorenzo@cristinamilanez.com
(27) 99894-2121