Locação de imóveis: quais os documentos necessários no processo

Chamada: Alugar um imóvel pode ser uma tarefa estressante ao se deparar com a burocracia e o excesso de documentos a serem entregues. Quando pegos de surpresa, a demora pode causar a perda do imóvel e ainda mais atrasos. Para evitar aborrecimentos, confira agora em nosso site, a lista dos principais documentos solicitados para que sua ficha seja aprovada para aluguel.

A possibilidade de alugar um imóvel é bastante empolgante para quem quer começar uma vida nova ou se mudar para outro local. A procura pode até ser prazerosa, mas quando é hora de preencher o cadastro e juntar documentos, a burocracia pode tornar tudo mais difícil e até assustador.

De fato, não é tão simples formalizar um contrato de aluguel, já que são necessárias garantias para o locador e o locatário, mesmo quando é apenas temporário. Mas, para evitar atrasos no fechamento e até desistência, nada melhor do que já saber antes quais são os documentos necessários para o processo. Só assim é possível deixar tudo pronto quando o imóvel desejado for encontrado.

As dificuldades para alugar um imóvel

Há inúmeros motivos para se alugar um imóvel, desde mudança de cidade, saída da casa dos pais, casamento, trabalho entre outros. O problema é que a falta de experiência faz algumas pessoas acreditarem que basta escolher o imóvel, fazer as contas sobre seu orçamento e fechar negócio. E aí, quando se deparam com a burocracia e a documentação exigida, entram em pânico.

As crises recentes do Brasil causaram muitas consequências, entre elas menor poder aquisitivo e dificuldade em alugar os imóveis disponíveis. Mas isso não significa que as exigências foram afrouxadas, já que o número de inadimplência vem batendo recordes no país e é preciso se cercar de toda segurança possível para receber o valor do aluguel em dia.

Isso inclui também checar a imobiliária em que fechará o negócio. Procure as idôneas, de confiança e, de preferência, recomendada por amigos e bem avaliadas entre os seus clientes. Evite surpresas, buscando informações sobre:

- As taxas;

- O valor do condomínio;

- Data de pagamento;

- Multa por atraso;

- E tudo que for relativo ao imóvel.

Saiba os documentos necessários

Os valores tiveram quedas nos últimos anos, mas em nada diminuiu a burocracia para alugar o imóvel. Para evitar atrasos e até mesmo perder para outro inquilino o local dos sonhos, saiba todos os documentos necessários e para tê-los prontos quando for necessário. Embora possam surgir variáveis, esses são os principais:

1 - Formulário com todos os dados preenchidos, para análise do cadastro;

2 - CPF;

3 - Carteira de identidade;

4 - Certidão de casamento ou com vínculo de união estável;

5 - Comprovante de residência que seja fixa por mais de 30 dias;

6 - Comprovante de renda, sendo contracheque ou comprovante de Imposto de Renda para autônomos. Se for aposentado ou pensionista, é preciso apresentar o comprovante de recebimento do benefício.

Se for um aluguel para Pessoa Jurídica, deve ser apresentado todos esses documentos dos sócios, incluindo certidão de casamento e comprovante de residência, além da cópia do contrato social e do CNPJ, balanço patrimonial dos dois últimos anos, últimos balancetes assinados e carimbados e última declaração do Imposto de Renda.

A maior parte dos imóveis exigem fiadores, cujos documentos são os mesmos do locatário, além de cópia do Contrato Social e CNPJ, caso possua empresa, o Registro do imóvel atualizado e o IPTU do ano, já pago.

Comente em nossa página, curta e encaminhe seu contato, para que um de nossos assessores de locação entre em contato para esclarecer dúvidas.